Companha do Museu da Torreira


para a memória de uma vontade

COMPANHA DO MUSEU DA TORREIRA

Uma estória para a história

A ideia nasceu em Junho de 2011 em conversa com os pescadores da Torreira, depois de termos chegado à conclusão que muito do que existe na Sala da Ria, do Museu Marítimo de Ílhavo, ter partido da Torreira, onde não existia qualquer espaço onde recolher as memórias da pesca e dos barcos da terra.

De imediato tratei de pedir o registo da designação, o que veio a ser realidade com a emissão do Certificado de Admissibilidade, em anexo.

Durante o mês de Agosto sensibilizei os pescadores para a necessidade de se fazer uma escritura da legalização da Companha do Museu da Torreira – que a dotaria de estatuto legal e da força necessária para negociar com as mais diversas entidades – e que tal tinha como data limite o dia 14 de Outubro, hoje.

Tive o apoio expresso de alguns pescadores e do Reitor da Torreira, Padre Abílio, a quem muito agradeço a forma como divulgou a reunião onde se iria discutir o interesse da existência de um espaço museológico na Torreira e identificar quem seriam os sócios fundadores.

Na reunião pública que teve lugar, em Agosto, na Assembleia da Torreira, cedida pelo Presidente da Junta de Freguesia, a participação de pescadores, apesar dos anúncios em cartazes e na igreja, foi quase nula. Manifestou-se, porém, entre os presentes, o interesse que o “Museu” tinha para a Torreira e a disponibilidade para doarem espólios valiosos.

Na reunião, de cerca de 2 horas, que mantive com o Presidente da Câmara da Murtosa, foi por este desde logo manifestado o seu não apoio à ideia, uma vez que desde 2001 anda a lutar por um Ecomuseu da Ria, a localizar a sul da Bestida, e não fazia sentido um espaço na Torreira, porque já lá tinha sido feito um pequeno investimento – estaleiro para o mestre Zé Rito e uma pequena sala de exposições anexa.

Nunca fui dos que dizem mal por dizer, se falo é porque quero fazer melhor, sempre foi este o meu modo de estar na vida e não é agora que vou mudar.

Anteontem – dia 12 – fui informado de que só existiam documentos de 1 pescador para a realização da escritura, embora existissem pessoas singulares disponíveis para serem fundadores e assumir a sua realização.

Face a isto tomei a decisão, e assumo-a em pleno, da não realização da escritura e de que o projectoCOMPANHA DO MUSEU DA TORREIRA – ASSOCIAÇÃO PARA A MEMÓRIA VIVA DA TORREIRA”, não teria sido mais do isso: a expressão de um desejo, de uma necessidade sentida por muitos.

Era para ser hoje, não será.

Não quero, no entanto, deixar de agradecer ao Sr. Padre Abílio, Reitor da Torreira, e à D. Carolina, técnica do Cartório Notarial de Estarreja, o empenhamento desinteressado com que se entregaram ao projecto.

A todos os que apostaram neste processo o meu abraço de agradecimento e a certeza de que um dia vai mesmo haver um Museu na Torreira.

Por mim, continuarei a fazer o que sei: coisas.

 António Cravo

————————————————————-

ANEXO

“Código de Certificado de Admissibilidade: 0145-7182-0032

Número do Certificado de Admissibilidade: 2011030439

Com o NIPC: 509949533

Firma ou denominação aprovada para os elementos abaixo indicados:

COMPANHA DO MUSEU DA TORREIRA – ASSOCIAÇÃO PARA A MEMÓRIA VIVA DA TORREIRA

Certificado requerido por:

Nome: António José Cravo

Identificação: Bilhete de Identidade – 02043155

Para efeitos de constituição de: Associação de direito privado

Sede: Concelho de Murtosa, distrito de Aveiro

Objecto social:

Promover, recolher e divulgar as artes da pesca e da agricultura tradicionais da vila da Torreira, seus usos e costumes, nomeadamente através da criação e manutenção de um museu onde se possam expor os objectos, as memórias recolhidas e realizar eventos, com a finalidade de revitalizar tradições e memórias, estimular, desenvolver e partilhar o gosto e o valor destas actividades da vida humana.

CAE Principal: 94991

CAEs Secundários:

Condições de validade: “.

Aprovado por: Eduarda Avelar Nobre, Conservador auxiliar

Emitido em: 19-07-2011 10:40:48 UTC

Válido até: 19-10-2011 (inclusive)

Utilização do certificado: Por utilizar”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s