“Dia de Mar” (2001 ou 2002) uma reportagem de henrique brandão


em julho de 2023 “descobri” no facebook um vídeo datado de 2017, com a seguinte nota de luís oliveira:

“Há alguns anos digitalizei, com o meu camarada António Brandão, uma cassete VHS pertencente à sua família e cujas imagens registavam um dia de faina na companha do saudoso Zé Murta, arrais da embarcação “Olá Sam Paio”. Encontrei, de forma recente e fortuita, essas mesmas imagens e considero que possuem demasiado valor para não serem partilhadas, acredito veemente que merecem ser vistas. Com o aval do meu amigo António aqui as partilho. Infelizmente sou vencido pela ignorância, pelo que não me atrevo a especular datas ou nomes. Ainda assim acredito que pessoas maiores, como o António, a Maria, o Sarilo e o Sr. Cravo o consigam fazer com muito maior proficiência e conhecimento de causa. Aqui deixo uma ligação caso alguém pretenda guardar esta recordação:

https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Fwww.dropbox.com%2Fs%2Fu9pqp2zzi8o1345%2FCassete_companha.mp4%3Fdl%3D1%26fbclid%3DIwAR2HL_K7a3eTjkc_EDG8-bqo36U1UDsipons0ehN0jmA2yhQ9nH3IfEUEgw&h=AT2Nx6nsHlorkmV5BIjwivA6bhbxvCacdrwU2r0RUxP2UcAGYVtqa6N7KwohAeUoJvzxEv93toE5Kvux5T-GhRolj3_9E6I4msoQ2_bnkZCg1tBxhTokBWQkVWPlHUHH8Q&__tn__=-UK-R

notas:

1- depois de falar com o autor da reportagem, henrique brandão, datou-se o vídeo como tendo sido feito em 2001 ou 2002. o registo foi feito para um trabalho escolar do filho, também henrique, e nele aparece ti henrique brandão, pai e avô.

2- o falecimento de ti henrique brandão em outubro de 2002, dá a indicação de que o registo tenha, no limite, sido feito em 2002.

3- na edição procurei realizar três operações: estabilizar a imagem, dentro do possível; passar a alta definição e aumentar o volume do áudio. deixei ficar uns segundos de ruído de imagem, porque cortá-los era anular o áudio e o tempo de duração é insignificante.

4 – ao publicá-lo no youtube, retirando-o do facebook, tentei também tornar o vídeo visível a outros públicos

5- quanto à identificação de membros da companha consigo fazer algumas, mas deixo em aberto, para acrescento futuro, aquelas que para já não me ocorrem ou desconheço (fundamentalmente mulheres e raparigas):

ti henrique brandão (gamelas)

ti antónio acabou

zé murta

antónio murta

domingos venâncio

maria murta

zé caravela

zé manel murta

zé (irmão do rico)

rico (?) – emanuel de jesus

popola (?)

Deixe um comentário