Os livros da Biblioteca Particular de Fernando Pessoa estão disponíveis gratuitamente online desde ontem à tarde no site da Casa Fernando Pessoa.
Até agora, só uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitia consultar este acervo que é “riquíssimo”, mas com o site, bilingue (português e inglês, e disponível em ( http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt ) em qualquer lugar do mundo, com uma ligação à Internet é possível consultar, página a página, os cerca de 1140 volumes da biblioteca, mais as anotações – incluindo poemas – que Fernando Pessoa foi fazendo nas páginas dos livros.
Dia: Agosto 2, 2012
museu do território da gândara
MUSEU DO TERRITÓRIO DA GÂNDARA
Aberto ao público um novo espaço museológico em Mira
Ver para Crer….
E Ver para Querer!
Em terras devotas ao patrono São Tomé, o novo espaço museológico que interpreta, valoriza e convida a conhecer o território da Gândara manifesta-se como uma surpreendente viagem pelo Tempo e pelo património natural e cultural da região. Quem o visita será surpreendido pelas maravilhas escondidas pelos recantos da região e sairá, sem dúvida, com a vontade de palmilhar o território e as paisagens com um novo olhar e um querer bem, redobrado, ao património colectivo.
Tendo sido inaugurado no passado dia 28 de Julho, pode agora ser visitado de terça feira a domingo, no horário das 14:00 às 17:00 horas, com entrada gratuita.
Com os objectivos de valorizar todo o património cultural e ambiental da Região da Gândara, como factor de identidade e atractividade do território e de criar um novo serviço museológico na rede de equipamentos culturais da região, este espaço pretende ser uma nova abordagem museológica a estas terras e ao seu vasto património, suportado por inovadores recursos tecnológicos e multimédia, que potenciam a capacidade interpretativa e comunicacional, destacando-se numa linguagem atractiva e cientificamente validada.
Localizado na Av. 25 de Abril numa antiga escola primária, divide-se por duas áreas expositivas cujas temáticas são: o Tempo e o Homem e o Homem, a Terra e o Mar. Na primeira, o visitante pode fazer uma viagem pela História da Terra e do Homem, tendo como elementos principais o conglomerado de Mira, a evolução do Território, bem como um conjunto de achados arqueológicos que demonstram a importância destas terras. Na segunda zona expositiva podemos ver alguns dos aspectos etnográficos culturais mais emblemáticos como as Artes da Pesca de Arrasto, os Caretos da Lagoa, a Arquitectura e os materiais tradicionais (Palheiros de Mira e Casa Gandaresa com o fabrico artesanal dos adobes) ou a enorme biodiversidade deste território.
Sendo iniciativa e responsabilidade da Câmara Municipal de Mira, a obra de recuperação do edifício foi apoiada através de uma candidatura QREN e o projecto de concepção museográfica também foi financiado através de uma candidatura ao programa LEADER.
Desde já convidamos todos a visitar este belíssimo Museu!
é delas o verão
como se formigas
mergulham os corpos
na ria
as ancas em movimentos
rítmicos arrastam as cabritas
carregam ameijoa
os joelhos
a coluna
os braços
os ombros
envelhecem
endurecem
os joelhos esmagadas cartilagens
as formigas
são gente
as cigarras
assistem em terra ao espectáculo
esfregando as mãos
na multiplicação
dos lucros
com o suor dos outros
ergueram o império
é delas o verão
(ria de aveiro, torreira)


