regatas de moliceiros na ria de aveiro, uma morte anunciada?


regata da ria, junho, 2013

regata da ria, junho, 2013

no passado dia 31 de maio publiquei neste blog o artigo, https://ahcravo.wordpress.com/2013/05/31/regata-de-moliceiros-da-ria-de-aveiro-em-2013/ , e no dia 20 de junho, outro, https://ahcravo.wordpress.com/2013/06/20/regata-moliceiros-2013/ ,

em que me congratulava pela realização, este ano, da regata de moliceiros da ria de aveiro, entre a torreira e aveiro.

a sua realização foi divulgada e assumida pela na página da “Região de Aveiro” (http://www.regiaodeaveiro.pt/PageGen.aspx?WMCM_PaginaId=27851&eventoId=34380)

a partida, na torreira, foi dada pelo presidente da comunidade intermunicipal da ria de aveiro, confirmando assim o empenhamento desta entidade na realização da regata.

dois meses depois, empenhados estão os donos dos moliceiros que participaram na regata, pois ainda não receberam ainda os prémios devidos pela participação, posição à chegada e qualidade dos painéis.

soma-se a isto o facto de, alguns, terem recebido uma notificação de 26 de agosto, da polícia marítima, comando local de aveiro, de que transcrevo o motivo e o valor da coima:

no dia 23 de Junho de 2013, foi verificado que a embarcação auxiliar local ….., navegou no Canal de Mira, no decurso da Regata da Ria de Aveiro, com percurso entre a Marina do Jardim Oudinot e o Cais dos Pescadores da Costa Nova sem possuir o Rol de Tripulação válido……..

…com a coima a graduar entre 124,70€ a 2.493,99€

quando acompanhei a regata, fiquei a saber que este percurso fazia parte das condições que a região de aveiro negociou com os moliceiros para que recebessem os prémios a que tinham direito. só não percebi para que é que serviu, nem eu, nem nenhum dos moliceiros:

. não havia qualquer divulgação local do evento (verifiquei-o pessoalmente em conversa com presentes no jardim oudinot)

. e à nossa espera, na costa nova, estava tão só uma embarcação da polícia marítima, que nos perguntou em que posição tínhamos chegado e nos disse que podíamos regressar.

para quem lá esteve sabe que este pequeno trajecto, de que ninguém se apercebeu da utilidade prática, foi mais perigoso, pelas condições de maré e vento, que toda a regata. houve mesmo acidentes a lamentar entre os moliceiros que fizeram o percurso.

isto dito, e face à notificação recebida, fica esclarecida a dúvida quanto à utilidade prática do percurso adicional no dia 23……

espero que tudo se resolva por bem que, para mal, já basta assim……

em 2012, conforme as publicações

https://ahcravo.wordpress.com/2012/08/11/julho-2012_protesto-moliceiros/

https://ahcravo.wordpress.com/2012/07/15/ha-moliceiros-na-ria-em-protesto/

https://ahcravo.wordpress.com/2012/07/17/o-protesto-dos-moliceiros-na-comunicacao-social/

dei todo o meu apoio aos moliceiros, este ano, e sempre que necessário, aqui estarei, solidário com as suas “raivas” e desesperos.

face ao descrito, alguns moliceiros já me disseram que não iriam participar na regata de s. paio…

que mais poderão fazer, para fazer de conta?

 

comentário de Nelson Marnoto, filho do dono do moliceiro Marnoto:

 

Quanto ao Presidente da CIRA o Sr Eng Ribau Esteves que muito prezo, que agora que é candidato à Camara Municipal de Aveiro e que curiosamente utiliza como fundo a imagem do Moliceiro nos seus cartazes, no dia 22 de Junho ficou de ir entregar os prémios da dita Regata como estava previsto no programa da Regata, mas apenas tivemos direito à presença da Silvia Ribau do Turismo do centro e do Sr Joaquim Baptista Presidente da Camara Municipal da Murtosa tal como escrevi no bloghttp://velaeria.blogspot.pt no passado mês de Junho. Deixo aqui uma mensagem às entidades envolvidas que foram a Associação Nautica da Torreira e a “CIRA” Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro” Ria de Aveiro “, Se voltarem a organizar mais alguma Regata de Moliceiros tenham o cuidado de fazer e entregar o programa mais cedo, saber das coisas no dia anterior é muito em cima do acontecimento…

One thought on “regatas de moliceiros na ria de aveiro, uma morte anunciada?

  1. Pingback: regata de moliceiros, s. paio, torreira, 2013, sábado | ahcravo's Blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s