andar de comboio é uma forma económica, prática e “descansada” de viajar, principalmente quando se trata de uma deslocação sem pressas e em que o que interessa é o destino.
porque precisava de ir e vir a lisboa, no mesmo dia, sozinho, pensei de imediato no comboio. ainda por cima um amigo diz-me que comprando o bilhete com 5 dias de antecedência a cp fazia desconto de 40% em alfas e intercidades. maravilha!
perguntei a um revisor se podia comprar os bilhetes na net e a resposta foi afirmativa e eloquente, avançando mesmo com mais promoções. como estou fora de coimbra e longe de uma estação de caminho de ferro, tinha o meu problema resolvido.
entrei na página dos “comboios de portugal” https://www.cp.pt/passageiros/pt-, onde estou registado, e tratei de iniciar o processo de compra antecipada. encontrei os horários que queria, estavam “quase” – e isso já é estranho – todos com 40% de desconto – confirmava-se a informação.
passei à fase de pagamento e ….. nada de descontos. fiz várias simulações, experimentei dias e comboios e não dava.
resolvi então telefonar para o nº de telefone, chamada de valor acrescentado, para pedir esclarecimentos sobre o que me estava a acontecer. ao fim de alguns, poucos, minutos, a resposta veio clara “ há um problema no site, mas não se preocupe, compre os bilhetes, faça um print screen e depois apresente uma reclamação à cp”. maravilha, não é? desliguei.
confirmei que comprando o bilhete hoje tinha direito a desconto e fui à estação mais próxima – a vontade de ver tudo esclarecido fez-me esquecer a deslocação – chegado à bilheteira, disse ao que vinha e os comboios que pretendia tomar. que sim senhor, havia descontos mas para a ida só num comboio e para a vinda também só num e em primeira. disse que não era assim que estava publicitado na página da cp e a resposta foi: “ não sei o que lá está, mas é assim, quer?”. claro que quis, poupei algum, nem que fosse para o gasóleo e fiquei a saber que
“ a página da cp é mesmo virtual”
reproduzo o que me parece relevante para esclarecimento de quem possa vir a ser enganado como eu.
Compra antecipada – 40% desconto
Viaje com desconto em Alfa Pendular e Intercidades, para todos os destinos.
– See more at: https://www.cp.pt/passageiros/pt/descontos-vantagens/descontos/compra-antecipada#sthash.FQHt9Ur3.dpuf
|
como se pode ver TODOS têm desconto de 40%. convido-vos a simular e a ver o que vos acontece. eu já aprendi que há mais uma empresa em que não posso confiar escolhi a ida em intercidades e o regresso em alfa e vejam o que deu…. um espanto o resultado! desconto onde moras tu?
Bilheteira |
| 1 Passageiro(s) – 2ª Classe / Turística |
| Serviço | Data | Partida | Chegada | Duração | |
| Ida: | IC Nº720 | 2015-06-21 | Coimbra-B 11:58 | Lisboa – Oriente 13:52 | 01:54 |
| Carruagem 21; Lugar(es): 112 – Intercidades, 2ª Classe | |||||
| Volta: | AP Nº127 | 2015-06-21 | Lisboa – Oriente 17:09 | Coimbra-B 18:43 | 01:34 |
| Carruagem 3; Lugar(es): 51 – Alfa, Classe Turística | |||||
| Preço: | € 38,00 |

