em 2018, o murtoseiro diamantino moreira de matos promoveu e organizou três sessões subordinadas ao tema “varinas”.
deu-lhes a designação genérica de “varinas dos pregões” sendo que cada sessão teve desenvolvimentos subordinados a temas diferentes, caracterizados no subtítulo da sessão.
assim, no dia 1 de agosto, a sessão designou-se “vivinha a saltar”, no dia 29 de agosto “a canastra dos artistas” – 1º lanço e, a terminar, no dia 26 de outubro “a canastra dos artistas” – 2º lanço.
foi neste 3º momento que fui convidado pelo promotor, organizador e autor do evento, diamantino moreira de matos, para participar dizendo poesia do meu livro “quando o mar trabalha” e fazê-lo com a companhia de outros amigos que diriam poemas do livro.
do momento poético deste evento, realizado no auditório municipal da murtosa e o primeiro das comemorações dos 92 anos do município da murtosa, fica o registo possível.
obrigado diamantino pelo saber, a arte e a amizade. como diziam os antigos: bem hajas
(nota: a foto de abertura do vídeo é da autoria de outro grande amigo, camilo rego. um muito obrigado e um grande abraço, amigo)
nesta sessão foi também visionado o registo por mim feito em 2016 com a emília russa e olívia borras, que de novo publico
No ambito do projeto “Territorios com Historia: o Mar, as Pescas e as Comunidades”, que congrega os Municipios da Murtosa, Ilhavo e Peniche, esta a ser realizado um trabalho de recolha de sons, pregoes, musicas, cantilenas, historias, rezas e outras, atraves do registo audio e video de entrevistas a pessoas comuns, conhecedoras destas expressoes identitarias da terra Marinhoa.
é um trabalho meritório que já há alguns anos tem vindo a ser feito em todo o país por um grupo de investigadores cuja recolha pode ser consultada em “memória média”. abraço
à minha modesta escala algumas recolhas de testemunhos de vida e práticas de artes de pesca podem ser consultadas no meu canal do youtube, que ainda está em crescimento, sem quaisquer apoios, note-se