os moliceiros têm vela (9)


em bando na regata da ria de 2013

em bando na regata da ria de 2013

murtosa, novo logo do município: o tempo de pensar

primeiro momento, pensemos em termos gerais sobre o regime em que vivemos, a democracia.

em democracia, através do voto, escolhe-se quem governa, mas quem governa, não escolhe sem se manter alheio aos governados, tenham ou não votado nele. governar, hoje, é tornar-se transparente nas decisões e cumprir a lei – dar o exemplo. é impensável, nos dias de hoje, uma gestão da coisa pública longe dos olhares dos cidadãos – dos jornais, à net, ninguém escapa, muito menos os que mais visibilidade social têm.

não há, por isso mesmo, após o acto eleitoral, uma maioria silenciosa, porque ganhou, e uma minoria calada, porque perdeu. é isto a democracia. as manifestações públicas de apoio e/ou de crítica são a demonstração da vitalidade de uma sociedade democrática, os que pensam que não é assim, vão outros caminhos.

carrinha logo cmm

segundo momento, o como da tomada de decisão. observadas que sejam as disposições legais que balizam o acto em causa, haverá que ter em conta, aquilo. a que se chamam “as boas práticas”. ser legal não basta, convém que seja o melhor – para isso foram eleitos: para fazer o melhor dentro da legalidade.

um exemplo, muito simples, e que é aplicado nos concursos de painéis de moliceiros. com que critérios é formado o júri? quem são os seus membros?  um júri que tenha na sua constituição pessoas com conhecimentos adequados a uma análise estética, por exemplo

terceiro momento, o caso concreto do novo logo do município da murtosa. volto a perguntar: todo o procedimento foi regular? houve a preocupação, tratando-se da imagem do município, de constituir um júri com competências consideradas necessárias para a sua aprovação? já foi aprovado?

quarto momento, do virtual ao real. tinha dito que já não me pronunciaria mais sobre ao assunto, mas entretanto, como não vivo na murtosa, fizeram-me chegar a foto, que anexo, da exibição do logo numa carrinha da câmara municipal. interessante seria saber desde quando? volto à acta de 20 novembro.

onde tudo se sabe, nada se pode esconder.

ahcravo_DSC_2074

(ria de aveiro; regata da ria)

Advertisements

One thought on “os moliceiros têm vela (9)

  1. Murtosa, terra Matria: – seus moliceiros com vela tornam a Ria mais bela!

    No dia 14 de Dez de 2014 18:33, “ahcravo's Blog” escreveu: > > ahcravo posted: ” murtosa, novo logo do município: o tempo de pensar primeiro momento, pensemos em termos gerais sobre o regime em que vivemos, a democracia. em democracia, através do voto, escolhe-se quem governa, mas quem governa, não escolhe sem se manter alhe” >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s