modernices murtoseiras e coincidências


da esq. para a direita: manue silva; manuel vieira e zé rito

da esq. para a direita: manuel silva; manuel vieira e zé rito

depois de ter escrito, ontem dia 20 de janeiro de 2015, que na murtosa se deixavam morrer moliceiros – https://ahcravo.wordpress.com/2015/01/20/modernices-murtoseiras/ – e de sobre esta afirmação ter havido, no facebook, quem ironizasse; numa conversa com o Zé Pedro, em torno de comentários a uma foto da regata da ria de 2014, o zé diz-me que os moliceiros do ti manuel vieira (manel valas) estavam vendidos para o turismo de aveiro.

os moliceiros “manuel silva” e “manuel vieira” são mais dois que deixam a vela e vão passar a amputados nos canais de aveiro.

ao longo dos últimos anos têm vindo a ser vendidos moliceiros para o turismo de aveiro, porque os donos não têm capacidade financeira para os manter, nem quem na terra na manda lhes dá qualquer apoio, para além dos prémios das regatas, que não chegam para os custos de manutenção.

já uma vez citei almada negreiros, quando escreve que esta é  “A pátria onde Camões morreu de fome e onde todos enchem a barriga de Camões! “ . se substituirmos “Camões” por “ moliceiros”,  fica um retrato perfeito da região de aveiro “A pátria onde os moliceiros morreram de fome e onde todos enchem a barriga de moliceiros

o tempo passa, mudam os regimes e os mandantes, mas as mentalidades e a mediocridade mantêm-se.

já vi queimar e morrer muito barco nesta terra que se publicita como sendo a “ ria de aveiro um mar experiências” . como diziam os mais antigos, com que aprendi a ser homem, “haja decência senhores, haja decência”

de cabeça e alguns apontamentos aqui ficam alguns dados sobre moliceiros, provavelmente incompletos, a aguardar mais contributos e eventuais correcções de quem tenha mais informação.

Moliceiros tradicionais existentes em 2014

Murtosa

A. Rendeiro
Dos Netos
CM Murtosa
Sermar
Eco Moliceiro

Torreira

Manuel Silva
Zé Rito
Manuel Vieira
Cristina e Sara

Pardilhó

O Amador

Ovar

Pequenito (o único que tem apoio anula da autarquia)

Costa Nova

Pardilhoense (não participa activamente nas regatas, mas acompanha-as)
Marnoto
Inobador

Ílhavo

S. Salvador (não saiu do cais por falta de verba)
Moliceiros vendidos para turismo nos últimos 5 anos

Murtosa

Doroteia Verónica
José António
José Miguel
Reinaldo Belo

Torreira

Ricardo e Sérgio

Ovar

Lameirense
a realidade é esta, o mais podem ser sorrisos irónicos, silêncios cúmplices ou lágrimas de crocodilo, mas são só isso.

para certa gente, o futuro é o esquecimento do passado, infelizes, não sabem que assim se negam a si mesmos e ao próprio futuro.

ahcravo_DSC_5856_ms+mv+zr

(torreira; estaleiro do mestre zé rito)

Anúncios

One thought on “modernices murtoseiras e coincidências

  1. Na segunda-feira ao fim da tarde, durante uma viagem que me trouxe de urgencia de Londres a Lisboa, para assistir a despedida do meu irmao mais velho, que faleceu no domingo em Coimbra, vi passar nos ecrans de bordo um programa turistico sobre a Murtosa e suas tradicoes, onde aparecem tambem os moliceiros com as suas coloridas proas pintadas, na Ria. Creio que nao velejavam, mas nao posso confirmar, pois a minha atencao andava dispersa devido as circunstancias da viagem, mas gostei de ver aparecer a Murtosa publicamente como destino turistico, que bem merece. Oxala isso possa contribuir para o conhecimento e divulgacao do seu patrimonio historico e territorial e, consequentemente, para o seu desenvolvimento e bem estar da sua populacao. Domingas Matos da Cruz Em 21/01/2015 15:12, “ahcravo’s Blog” escreveu: > > ahcravo posted: ” depois de ontem ter escrito, ontem dia 20 de janeiro de 2015, que na murtosa se deixavam morrer moliceiros – https://ahcravo.wordpress.com/2015/01/20/modernices-murtoseiras/ – e de sobre esta afirmação ter havido, no facebook, quem ironizasse; numa co” >

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s