Dia: Fevereiro 13, 2012
e terno é
Os “porta-vozes” da cultura Avieira, elementos integradores do património imaterial Avieiro
No âmbito do Projecto Nacional da Cultura Avieira e na consequente inventariação do património imaterial avieiro, temos vindo a recolher vários testemunhos orais – histórias de vida – contadas por avieiros, na sua maioria muito idosos, que têm sido o suporte principal da forma de documentar o intangível desta cultura.
Estas histórias de vida integram peças de cancioneiro, lengalengas, rezas e mezinhas e várias narrações, entre lendas e contos populares que estavam em “risco de extinção”.
Esta forma de transmissão do conhecimento assume importância fundamental em todo o processo de salvaguarda do património cultural imaterial avieiro e de candidatura a património nacional imaterial e da Unesco.
Disso vos damos conta nas duas Folhas Informativas em anexo, do ponto de vista da contextualização dos processos de trabalho e de construção de portefólios. A leitura de ambas é complementar e justifica pequenas repetições de excertos de textos. À sua autora, Lurdes Véstia, apresentamos os nossos sinceros agradecimentos.
O Gabinete de Coordenação
(Projecto de candidatura da cultura Avieira a património nacional imaterial e da Unesco)
—
Cultura Avieira – Um património, uma identidade
FOLHA Nº06-2012_Candidatura à Lista Representativa da UNESCO


