câmara de aveiro cancela regata de moliceiros 2012


da esquerda para a direita: miguel matias (proprietário do pardilhoense), joaquim ligeiro (moliceiro), zé rito (mestre construtor de barcos e moliceiro); zé rebeço (moliceiro), zé oliveira (pintor), necas lamarão (pintor e pai de zé oliveira), emanuel oliveira (pintor), manuel valas (moliceiro)

indignação hoje na torreira

todos os anos realiza-se a maior regata de moliceiros da ria de aveiro, ligando a torreira a aveiro, patrocinada pela câmara municipal de aveiro, integrando a “festa da ria”.

este ano foi marcada para o próximo dia 14 de julho e todos, os cada vez menos, proprietários de barcos moliceiros, iniciaram as despesas necessárias à participação na regata: pintura e reparações, onde gastaram sempre para cima de 1.000 euros.

qual não é o espanto quando hoje, dia 6, no estaleiro do mestre zé rito, ao ler o correio da manhã, o pintor zé oliveira, depara com a seguinte notícia (meio disfarçada): “não vai ser possível realizar as regatas porque não há verbas”, explicou maria da luz nolasco, vereadora da cultura (câmara municipal de aveiro) …….

mas que verbas srª vereadora? os donos dos moliceiros já as dispenderam, o custo total com a regata de moliceiros – feito no estaleiro com os moliceiros e mestres presentes – foi estimado, por cima, em 8.000 euros, tendo em conta os barcos que participariam na regata, os subsídios a atribuir e os prémios a distribuir.

será que a cultura não vale 8.000 euros? o que é a festa da ria sem a regata de moliceiros? quem vai apoiar os proprietários que já realizaram a despesa? que falta de consideração pelos homens da ria a srª vereadora demonstrou ao não os contactar com tempo e fazê-lo através de uma notícia de jornal, num parágrafo perdido no meio?

o moliceiro é o mais belo barco do mundo, aveiro apregoa ser a pátria do moliceiro e depois…. depois diz que não há dinheiro para a regata.

acabar com a regata é ajudar a acabar com os poucos moliceiros que restam, menos 3 este ano que no ano passado, é matar o ícone de todo uma região.

a respeito de camões, escreveu almada negreiros, “este é o país que enche a boca de camões e onde camões morreu de fome”. volta almada e diz de aveiro o que disseste do país.

a pouco e pouco matam a história deste povo e um povo sem história, não existe. façam-no, se assim o querem, mas assumam-no, não sejam hipócritas.

uma festa da ria sem regata de moliceiros é uma mesa posta onde não é servida qualquer refeição.

como diriam os mais velhos “haja respeito”, que esta gente merece, é dela a bandeira que ergueis bem alto, enquanto calcais quem a fez. é este o vosso modo de estar.

mas os moliceiros são gente e de bem, por isso sentem-se e farão sentir que não são merecedores desta prepotência e ignorância.

há lama basta no leito da ria, mas também há muita fora dela em bons gabinetes.

4 thoughts on “câmara de aveiro cancela regata de moliceiros 2012

  1. A indignação é um direito que lhes assiste….e é lamentável que as ditas autoridades fiquem indiferentes e não tenham respeito pelas gentes que, no fundo, contribuem para a cultura e costumes da sua região!!!!! Haja vergonha….

  2. Por mim comprava um moliceiro de brinquedo e espetava nas “fuças” da vereadora… Deve ser mais uma que conseguiu o cargo à custa dos tachos e deve ter tirado o “curso” na Lusófona….

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s