há moliceiros na ria em protesto


o protesto na ria

com os painéis da proa e da ré tapados com plásticos negro, ocultas as pinturas, com bandeira negra num barco e 3 tarjas onde se podia ler “NÃO MATEM OS MOLICEIROS”, assim decorreu o protesto dos moliceiros entre a torreira e aveiro.

o cancelamento da tradicional regata torreira/aveio, foi o  motivo do protesto.

estamos certos que um novo caminho se inicia e de que, para o ano, será retomada a tradição com a realização da regata, com apoios mínimos garantidos pelas entidades públicas, que usam na sua propaganda o moliceiro e ostentam como emblema e se assumem como sua pátria.

já não falo do prémio extra que mereciam pelo facto de manterem os barcos e que deveria cobrir não só os gastos com a sua manutenção, mas também assegurar um fundo de maneio que garantisse a renovação da frota e o treino de novos moliceiros na arte de condução dos barcos e conhecimento da ria para além dos estreitos limites a que hoje se confinam os mini passeios que partem do canal central.

há muito a repensar e a fazer para que o moliceiro não passe a ser somente um objecto de pintura decorativa em loiças e outras embalagens de produtos regionais.

esclareça-se que foi o turismo de aveiro que, há 27 anos, propôs a realização das regatas com os prémios de pintura, motivando desta forma os donos dos barcos para a pintura anual dos mesmos, o que só abrilhantava as regatas e dava cor à cidade nesse dia.

considero que este ano representa um intervalo na realização e a abertura para um novo modelo de organização, mais justo, potenciador da manutenção, no mínimo, da actual frota, pensar em como aumentá-la e organizado de forma diversa.

4 thoughts on “há moliceiros na ria em protesto

  1. Deixo os meus parabéns a todos os que de algum modo contribuíram para a realização desta regata/protesto, mostrando que, acima de tudo, valores mais altos se sobrepõem…….uma verdadeira lição de civismo e cultura!

    Uma belíssima como já é hábito…do autor!

  2. Pingback: regatas de moliceiros na ria de aveiro, uma morte anunciada? | ahcravo's Blog

  3. Pingback: os moliceiros têm vela (242) – ahcravo gorim Blog

  4. Pingback: os moliceiros têm vela (242) — ahcravo gorim Blog | O LADO ESCURO DA LUA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s