reunião de mira no jornal de notícias


barco de mar é notícia no jornal de notícias

Jornal de notícias (17/7/2012)

Pescadores revoltados com

perseguição dos fiscais”

MIRA

Arte xávega critica intransigência das autoridades no cumprimento da lei comunitária

FURIOSOS, indignados e à beira de um ataque de nervos. assim que estão os pescadores das 22 companhas da arte xávega, entre Espinho e Leiria, que ontem encheram por completo o salão nobre da Câmara de Mira, numa reunião promovida pela autarquia local, com o objetivo de ouvir os protestos de quem tem sido “vítima” de uma “apertada fiscalização” e obrigado a devolver ao mar milhares de carapaus imaturos (com menos de 12 centímetros de comprimento).

A ar te xávega é cega. Quando os pescadores lançam as redes – todas elas legais e sistematicamente alvo de fiscalização – ao mar, não sabem o que vão pescar. E quando o peixe chega a terra, já vem morto. Não dá para devolver à água. Fazê-lo, como impõe a Lei, é prejudicial para todos. Desde logo para o meio ambiente”, afirmou, durante a reunião, o vereador Miguel Grego, lembrando que “a praia de Mira, onde trabalham um terço das companhas de xávega do país, é a única em todo o mundo com bandeira azul há 26 anos consecutivos”. Por isso, sublinha o autarca socialista, “não podemos andar a atirar peixe morto para o areal”. Mais do que contestar as regras comunitárias sobre o tamanho do carapau , os pescadores criticam duramente a “intransigência das autoridades fiscalizadoras”.

José Vieira, dono de uma embarcação, defende “quotas para cada companha”.

João Reigota, presidente da Câmara de Mira, prometeu convocar uma reunião com todos os partidos com assento na Assembleia da República, a quem vai pedir ajuda.

Miguel Gonçalves

miguelgoncalves@jn.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s