(transcrição da newsletter)
Assinalamos as II Jornadas Europeias do Património e o Dia Mundial do Turismo, em que participámos no mês de Setembro, em Constância, em actividades promovidas pela sua Câmara Municipal.
Por motivos da riqueza e da quantidade dessas actividades foi difícil encontrar o equilíbrio para relatar “ O Tejo e a Poesia” e as seguintes, sempre na perspectiva de obter o máximo de informação vivida.
A apresentação dessas actividades resultou num conjunto de 5 foto-textos que agora publicamos em forma de Folhas Informativas. Constituem partes do, digamos, documento inicial, ao qual se deu o nome genérico de “O Tejo e a Poesia”.
O documento inicial – por nós designado como Parte I, e que agora publicamos – corresponde ao seminário de sábado dia 24, que decorreu na Casa Memória de Camões, promovido em colaboração com a associação “Amigos do Tejo”.
Segue-se um conjunto de mais quatro Folhas, correspondentes às restantes “partes”, todas integradas nas II Jornadas Europeias do Património, celebradas em Constância:
Parte II: Campos de Memória – Percurso pedestre pelas quintas do concelho;
Parte III: Pedra sobre Pedra – Percurso pedestre e visita pela vila a locais de interesse histórico e cultural;
Parte IV: EcoConstância – Passeio fluvial com observação da fauna, da flora, e da sua relação com o património imaterial de Constância;
Parte V: Percurso Camoniano – Percurso nocturno ao Jardim Horto de Camões, Casa dos Arcos (Casa Memória) e alguns pontos da vila, com declamação de poesia e música quinhentista.
Gabinete de Coordenação
(projecto de candidatura da cultura Avieira a património imaterial nacional e da Unesco)
–
Cultura Avieira – Um património, uma identidade
